• Consultoria Acústica ao Projeto do Novo Pavilhão Multiusos de Luanda
    Consultoria Acústica ao Projeto do Novo Pavilhão Multiusos de Luanda
  •  Painéis Acústicos CORKSOUND em Aglomerado Negro de Cortiça
    Painéis Acústicos CORKSOUND em Aglomerado Negro de Cortiça.
  • Câmara anecóica do ITeCons, Coimbra
    Câmara anecóica do ITeCons, Coimbra

Reabilitação de Edifícios

SOLUÇÕES LOW COST PARA A REABILITAÇÃO ACÚSTICA DE EDIFÍCIOS, TRATAMENTO E ISOLAMENTO ACÚSTICO DE EDIFÍCIOS, EXECUTADAS E FISCALIZADAS EM OBRA NUMA SOLUÇÃO GLOBAL CHAVE NA MÃO


– Comprou uma moradia geminada e ouve os seus vizinhos?

– Tem um espaço comercial que necessita de isolar acusticamente?

– Pretende melhorar as condições acústicas da sua sala para música e cinema?

 

CONTACTE-NOS JÁ!

 

Saiba mais…

Sabia que num estudo recente a DECO inspecionou 27 casas novas e mais de metade estavam mal isoladas contra o ruído, sendo frequentes problemas como os passos do vizinho, queda de objetos, arrastar de cadeiras, abrir e fechar de portas e gavetas de armários…?

O reforço do isolamento sonoro em edifícios é fundamental sempre que sinta desconforto motivado por fontes de ruído ou de vibrações. Sabemos que este tipo de problemas causam muito incomodo e podemos ajudá-lo(a) de forma profissional ao nível da reabilitação acústica de edifícios. As soluções para a maioria dos casos não são simples e devem ser sempre analisadas e estudadas por especialistas com experiência na resolução deste tipo de situações.

Por regra é o desempenho das soluções construtivas existentes que se encontra desajustado face à intensidade ou ao tipo de fontes das fontes de emissão de ruído em causa. Nestas situações, recomendamos-lhe uma intervenção de reabilitação acústica de edifícios faseada e assente nos seguintes pilares:

– Vistoria / Diagnóstico

– Projeto de Reabilitação Acústica de Edifícios

– Obra de Reabilitação Acústica de Edifícios

A vistoria ao local é feita pelos nossos técnicos, cuja especialização e experiência permite na maioria dos casos identificar os elementos construtivos com problemas de isolamento acústico, ou as patologias construtivas que estão a prejudicar o desempenho esperado. A vistoria permite também, se for o caso, preparar um plano de ensaios acústicos que são fundamentais quer para o diagnóstico da situação em causa, quer para fornecerem dados técnicos para o projeto de reabilitação acústica.

A maioria das vezes não está apenas em causa a transmissão de ruído pelo elemento construtivo direto (parede, pavimento) mas por todos os elementos construtivos que separam os edifícios e todos eles podem ser relevantes para a resolução do problema. Apenas com uma análise cuidada da situação em causa podem ser identificados os pontos críticos do seu caso e definir a melhor intervenção de reabilitação acústica de edifícios que minimize o custo e otimize o conforto acústico.

O projeto é elaborado com base nos elementos recolhidos, nos dados técnicos de ensaios e nos requisitos legais aplicáveis à situação em causa. Habitualmente os limites legais aplicáveis não são suficientes para satisfazer as suas expetativas pelo que recorrentemente dimensionamos soluções reforço com base em standards internacionais e em legislação de outros países.

Após a entrega do projeto e discutidas as alternativas que conduzem à melhor relação desempenho / preço inicia-se a obra. Não somos uma empresa de construção pelo que deixamos ao seu critério a escolha dos empreiteiros que realizarão a obra e prestamos todo o acompanhamento necessário. Poderemos também fornecer os materiais específicos necessários a garantir o desempenho das soluções para serem aplicados de acordo com as especificações do projeto. No entanto, caso entenda, poderemos coordenar a obra e realizá-la, recorrendo a parceiros com experiência e curriculo na matéria (veja o separador especifico).

Sabia que más condições acústicas em espaços de trabalhos podem acarretar uma redução em 2/3 da produtividade?

No interior de espaços com grande concentração de pessoas ou destinados à reprodução sonora a falta de condições acústicas adequadas impede a sua utilização normal e implica uma intervenção de Correção Acústica.

A correção acústica de um espaço refere-se assim à melhoria das condições acústicas para o som emitido nesse mesmo espaço em contraponto ao isolamento sonoro que pretende reduzir o som emitido noutros espaços incluindo o exterior.

Sabia que muitas situações de reabilitação acústica de edifícios falham por falta de cuidado na execução das obras?

As obras de reabilitação acústica de edifícios têm características próprias que as tornam diferentes da construção tradicional. A escolha criteriosa dos materiais, a especialização da mão de obra e o detalhe na execução fazem toda a diferença.

Contamos já com várias obras de reabilitação acústica de edifícios em que os resultados medidos após as intervenções validaram as opções que tomamos na escolha dos materiais, na escolha das técnicas construtivas e na escolha dos parceiros para as implementarem.

Realizamos as obras recorrendo a uma rede alargada de parceiros, cuja especialização e vocação para assegurar o cumprimento dos requisitos de projeto têm vindo a ser comprovadas por intermédio de ensaios acústicos realizados por laboratórios acreditados após a conclusão das mesmas.

Em determinadas situações podemos mesmo garantir o desempenho da solução adotada, dando-lhe toda a tranquilidade no momento em que adjudica a prestação de serviços com a LogAcústica.


 

A LogAcústica é um parceiro chave na rede colaborativa do projeto Arrebita que se destaca por uma capacidade técnica sólida aliada a um grau de rigor e profissionalismo que raramente se verifica em Portugal. A sua abordagem foi desde o início pautada pelo desígnio de proporcionar ao projeto os padrões mais elevados de bem-estar e funcionalidade sobrepostos ao mero cumprimento das normas de condicionamento acústico legalmente exigidas e desenvolvendo para o efeito soluções específicas de valor acrescentado. A sua equipa demonstrou ainda uma disponibilidade inesgotável para atender e contornar de forma útil e eficaz os constantes constrangimentos e implicações próprios de um projeto complexo e é por tudo isso que com muita estima invocamos o nosso sucesso crescente como devido em grande medida à sua parceria.

Arq. José Paixão, Coordenador do Projeto Arrebita!Porto.