• Consultoria Acústica ao Projeto do Novo Pavilhão Multiusos de Luanda
    Consultoria Acústica ao Projeto do Novo Pavilhão Multiusos de Luanda
  •  Painéis Acústicos CORKSOUND em Aglomerado Negro de Cortiça
    Painéis Acústicos CORKSOUND em Aglomerado Negro de Cortiça.
  • Câmara anecóica do ITeCons, Coimbra
    Câmara anecóica do ITeCons, Coimbra

Ruído Ambiental

SOLUÇÕES DE CONTROLO DA EMISSÃO DE RUÍDO COM CUSTO OTIMIZADO E GARANTIA DE DESEMPENHO PARA INDÚSTRIAS


– Uma habitação próxima da sua indústria queixa-se da emissão de ruído da sua unidade e quer saber como resolver o problema?

– Necessita de certificar ambientalmente a sua atividade industrial em termos da emissão de ruído para o exterior?

– …

 

CONTACTE-NOS JÁ!

 

Saiba mais…


Critério dos Valores Limite de Exposição

No artigo 11.º do Regulamento Geral do Ruído (Decreto-Lei n.º 9/2007) são definidos valores limite de exposição ao ruído em função da classificação de uma zona como mista ou sensível.

Critério de Incomodidade

No artigo 13.º do Regulamento Geral do Ruído (Decreto-Lei n.º 9/2007) é estabelecida a obrigação de uma actividade ruidosa permanente (como é o caso da laboração de uma indústria) cumprir o critério de incomodidade. 

Avaliação Acústica

Efetuada de acordo com a normalização nacional em vigor e as recomendações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), mais concretamente a NP ISO 1996 (constituída em 2 partes) de 2011 intitulada "Acústica. Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente.", harmonizada com a Norma Internacional ISO 1996 "Acoustics. Description, measurement and assessment of environmental noise", que estabelece os procedimentos a adotar na realização de ensaios acústicos para avaliação de exposição a níveis de ruído ambiente exterior e para avaliação da incomodidade devida ao ruído.

 

Após a avaliação inicial dos níveis sonoros no limite de implantação da unidade ou nos recetores sensíveis mais afetados, em caso de incumprimento inicia-se a elaboração de um projeto de reabilitação acústica no qual serão dimensionadas, especificadas e pormenorizadas as soluções técnicas a implementar. O dimensionamento das soluções técnicas destinadas a assegurar o cumprimento das exigências legais aplicáveis é efetuado tendo por base a seguinte normalização de referência:

– EN 12354-1, relativa ao isolamento a sons aéreos interiores entre espaços

– EN 12354-2, relativa ao isolamento a sons de percussão entre espaços

– EN 12354-3, relativa ao isolamento a sons aéreos provenientes do exterior

– EN 12354-4, relativa à transmissão de som do interior para o exterior

– EN 12354-5, relativa ao ruído de equipamentos

– EN 12354-6, relativa à absorção sonora em espaços fechados

Concluído o dimensionamento das soluções técnicas a implementar segue-se uma reunião com o cliente para apresentação/discussão destinada à sua aprovação e orçamentação final da intervenção para execução.

Sabia que muitas situações de intervenções de acústica falham por falta de cuidado na execução das obras?

As obras de acústica têm caracteristicas próprias que as tornam diferentes da construção tradicional. A escolha criteriosa dos materiais, a especialização da mão de obra e o detalhe na execução fazem toda a diferença.

Contamos já com várias obras de reabilitação acústica em que os resultados medidos após as intervenções validaram as opções que tomamos na escolha dos materiais, na escolha das técnicas construtivas e na escolha dos parceiros para as implementarem.

Realizamos as obras recorrendo a uma rede alargada de parceiros, cuja especialização e vocação para assegurar o cumprimento dos requesitos de projeto têm vindo a ser comprovadas por intermédio de ensaios realizados após a conclusão das mesmas.

Em determinadas situações podemos mesmo garantir o desempenho da solução adotada, dando-lhe toda a tranquilidade ….

 


 

Foi um prazer trabalhar com a LogAcústica na resolução de diversos problemas de excesso de ruído e vibrações que tínhamos na instalação fabril. O facto de ser feita uma análise intensiva ao problema, com captura e análise de dados evidenciada em relatório, contribuiu em larga escala para se chegar às soluções que melhor se adaptavam ao problema. Uma equipa jovem e bastante motivada para prestar o melhor serviço é o que qualquer cliente procura. Encontrámos isso na LogAcústica.

Eng. Ricardo Dias e Eng. Isabel Portela, Copo Têxtil Portugal